sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Em alguma parte alguma

Para o ódio de uma amiga, eu hoje venho com um livro do Ferreira Gullar. De modo a não irritá-la e para que eu possa falar do que eu realmente quero, pularei a parte biográfica.

Seu último livro, lançado recentemente, foi para mim uma grande surpresa. Em alguma parte alguma foi definitivamente muito mais do que eu esperava.

Seus poemas abordam vários assuntos. Desde bananas que apodreciam na venda de seu pai e que deixaram no poeta memórias, até aranhas em livros, universos e a fragilidade da consciência. Talvez a importância e minha afinidade com esse livro foram muito pessoais, mas acredito que o livro consiga ter um significado especial para cada um. Talvez essa seja a grande mágica dos livros. E de todas as formas de arte.

Sinceramente, eu me perdi muito no que ia falar e para evitar sair falando bobagens que poderiam acabar tirando o interesse pela leitura, eu vou copiar alguns trechos preferidos...


FICA O NÃO DITO POR DITO

(...)

mas é que

antes de dizê-lo

não se sabe

uma vez que o que é dito

não existia

e o que diz

pode ser que não diria


(…)


assim

o poeta inventa

o que dizer

e que só

ao sabê-lo

vai saber

o que

precisava dizer

ou poderia

pelo que o acaso dite

e a vida

provisoriamente

permite


UMA PEDRA É UMA PEDRA

(…)

e assim

o homem tenta

livrar-se do fim

que o atormenta


e se inventa


Em Alguma Parte Alguma

Ferreira Gullar

Ed. José Olympio


4 comentários:

  1. Eu pessoalmente já copiei uns poemas deste novo livro dele no blog. Acho que vc tem razão quando diz que cada um ao ler vai achar uma ligação pessoal com o texto.

    ResponderExcluir
  2. Eu não tinha visto esse seu post. Fui lá agora ver. Aquele poema também é muito bom. Eu fiquei encantado com o livro. E quanto à ligação pessoal, não é só com esse livro. É, como eu disse, com toda a forma de arte. Nós vemos e entendemos as coisas colocando nelas a nossa visão e nosso entendimento. "We do not see things as they are. We see them as we are."
    Anaïs Nin

    ResponderExcluir
  3. To me sentindo roubada, Matheus. =)

    ResponderExcluir
  4. Ferreira Gullar é muito bom mesmo. Gostei do blog tbm!

    ResponderExcluir